Sentir é Humano: Por que Buscar Psicoterapia?

Psicólogo Rafael Audibert

6/28/20251 min read

Vivemos em um tempo em que muitas pessoas carregam tudo sozinhas. Tentam dar conta das exigências do dia, dos afetos não ditos, das dores antigas e dos medos que insistem em aparecer nas horas mais silenciosas. Às vezes, a gente nem sabe direito o que está sentindo, só sabe que algo não vai bem.

Buscar psicoterapia não é sinal de fraqueza. Pelo contrário: é um gesto de coragem. É um jeito de dizer “eu mereço entender o que estou vivendo com mais clareza e cuidado”.

Mais do que um espaço para “falar sobre problemas”, a psicoterapia é uma oportunidade de desenvolver um olhar mais gentil para si, elaborar vivências difíceis, fortalecer vínculos e encontrar formas mais saudáveis de lidar com o mundo interno e externo.

Aqui, o trabalho é feito com escuta, ciência, ética e afeto. Utilizo abordagens como a Terapia EMDR e a Terapia Sistêmica Relacional, que me permitem trabalhar de maneira profunda, respeitosa e tecnicamente segura com traumas, conflitos emocionais e experiências difíceis.

A psicoterapia não promete respostas prontas, mas oferece a possibilidade de construir, juntos, caminhos de compreensão e alívio, no tempo e no ritmo que cada pessoa puder caminhar.

Se você sente que está difícil seguir sozinho(a), saiba que não precisa.

Existe cuidado disponível.

E às vezes, isso já é um bom começo.

Com acolhimento, ciência e escuta,

Rafael Audibert

Psicólogo e Terapeuta EMDR | CRP 07/41163